A endometriose é uma doença que atinge aproximadamente 10% das mulheres em idade fértil, e estima-se que 50% das mulheres que possuem infertilidade sofrem de endometriose.

Podemos dizer que nos dias atuais, fazer o diagnóstico da endometriose é algo difícil e a falta de informação sobre o assunto faz com que algumas mulheres sejam diagnosticadas tardiamente.

O diagnóstico médico é feito por, exame clínico, exame físico, exames laboratoriais, exames de imagem ( ultrassom transvaginal com preparo intestinal, colonoscopia e ressonância magnética de abdômen e pelve) e laparoscopia (localização dos focos de endometriose).

Mas afinal, o que é endometriose?

A endometriose é uma doença inflamatória crônica, relacionada ao estrogênio, que ocorre quando o tecido que recobre a parede interna do útero, o endométrio, se instala fora do útero. Sua causa ainda não é totalmente esclarecida, mas acredita-se que é uma doença multifatorial.

Sinais e sintomas

Dores pélvicas desde a adolescência

Dores durante e após a relação sexual

Infertilidade

Dismenorreia – cólicas menstruais com alta intensidade

Dor ao urinar – durante o período menstrual

Síndrome do Colón irritável – pode ocorrer por associação

Assintomáticas – independe da extensão da endometriose, em alguns casos há grandes extensões assintomáticas e pequenas extensões com dores importantes.

Tratamento na Medicina Ocidental

O tratamento pode ser clínico através de medicamentos (a depender da intensidade dos sintomas) ou cirúrgicos (com remoção dos focos suspeitos). Podem também envolver o uso de medicações para dor, hormônios que bloqueiam a menstruação, cirurgia entre outros.

O tratamento realizado de forma multidisciplinar tem se mostrado mais eficaz .

Endometriose na Medicina Chinesa

Na Medicina Chinesa o diagnostico é feito considerando a função energética e pode ocorrer por:

Estagnação sanguínea abdominal

Deficiência do Yang do Rim

Deficiência do Yin do Rim

Deficiência de Baço

Estagnação do Qi (energia) do Fígado

A Medicina Chinesa pode ser uma boa aliada ao tratamento da endometriose colaborando com a manutenção da dor, possibilidade de redução dos focos de acometimento, redução do avanço da doença, redução dos efeitos colaterais da medicação, melhora no estado emocional e melhoria na qualidade de vida.

Além disso, o tratamento pode incluir as Práticas Integrativas como:

Acupuntura

Fitoterapia Chinesa

Fitoterapia Brasileira

Alimentação Saudável

Fisioterapia Pélvica

Exercício Físico

Meditação ( na visão oriental auxilia na manutenção do livre fluxo de Qi, harmonizando o Shen (mente) e colaborando com a redução da dor.

Em geral a mudanças no estilo de vida trazem benefícios ao tratamento.

Você sabia que o Yoga pode ser benéfico para mulheres com endometriose?

Em um estudo realizado pela Unicamp em mulheres com endometriose obteve os seguintes resultados:

Mulheres que praticaram Yoga tiveram diminuição nos scores de dor ao longo do tempo do estudo e melhoraram a qualidade de vida comparativamente as mulheres que não praticaram.

Na análise qualitativa as mulheres do grupo de prática de yoga relataram:

Maior controle da dor através do aprendizado de técnicas integrativas corpo e mente;

Desenvolveram maior autoconhecimento, autonomia e autocuidado, reduzindo o uso de medicamentos;

O estudo concluiu que a prática de Yoga para mulheres com endometriose foi efetiva na diminuição da dor, na melhora da qualidade de vida, na aquisição de estratégias para manejar a dor, integração do corpo e mente, aquisição de autoconhecimento e autonomia. Foi importante também como forma de viabilizar o apoio psicossocial.

Vc pode saber mais lendo esse trabalho no link a seguir:

GONÇALVES, Andrea de Vasconcelos. A prática de Yoga no tratamento da dor associada à endometriose = Practicing Yoga for the treatment of pain associated with endometriosis. 2016. 1 recurso online ( 124 p.). Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/312839

*Ao perceber que você pode apresentar endometriose busque por ajuda especializada!

Namastê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *