A meditação pode ser uma ferramenta estratégica benéfica, uma vez que sua prática envolve o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades mentais, cognitivas e emocionais, o que contribui para a diminuição dos níveis de estresse proporcionando mais qualidade de vida e saúde.
Mas afinal, o que é meditação?
Existem muitas definições acerca da conceituação de Meditação, a seguir, trago alguns exemplos (DAVICH, 2006, p. 31-32):
- Ato de meditar; pensamento contínuo e profundo; reflexão.
- A arte de suspender o pensamento simbólico e verbal por algum tempo,
assim como um público educado para de falar quando um concerto vai
começar. - Ação sensata para estabelecer a ordem. A meditação nada mais é que
uma técnica de relaxamento, com vários propósitos mais amplos. - Uma prática que pode nos abrir para uma visão mais clara do nosso corpo,
do nosso coração, da nossa mente e do mundo a nossa volta; e para um
modo mais sábio e compassivo de nos relacionar com essas coisas e de
compreendê-las.
De onde surgiu a meditação?
Hoje, sabemos que práticas meditativas surgiram em várias culturas, como: islâmica, cristã, budista, taoísta, hindu, entre outras e todas essas práticas apresentam características em comum que as definem como meditativas.
Como podemos definir meditação?
Cardoso et al. (2004) oferecem uma definição mais funcional da meditação, como uma técnica específica (clara e definida), envolvendo relaxamento muscular em algum ponto do processo e “relaxamento da lógica”. O relaxamento da lógica significa procurar não se envolver com as sequências de pensamentos que possam surgir na nossa mente.
Para meditar é necessário um artifício de autofocalização, conhecido como âncora.
O que é âncora?
Podemos dizer que âncora é o foco para onde a atenção é dirigida no processo de meditação e que pode variar de uma técnica para outra, mas todas as metodologias utilizam uma âncora.
Um exemplo de âncora, seria prestar atenção na respiração ( no processo de entrada e saída de ar pelas narinas) durante a meditação.
Com essa definição, fica claro que meditar não é apenas se sentar com os olhos fechados esperando que algo aconteça, sendo necessária a aplicação de uma técnica.
Como a meditação pode mudar nossas vidas?
A meditação nos conecta com nossa espiritualidade, possibilita o caminho para dentro de nós mesmos e nos ensina a ouvir nosso corpo e a nossa alma.
Agora que você sabe um pouco mais sobre meditação, te convido a fazer uma prática comigo no link abaixo:
Boa prática. Namastê !
Comecei a pouca a meditar.uma sensação muito boa..
Continue praticando e acompanhe os conteúdos! Abç