A Síndrome Pós-Covid-19 (SPC) ou Covid longa (CL), é uma condição clínica oriunda da infecção pelo SARS-COV-2 que algumas pessoas experimentam após o término da Covid-19, com variedade de sintomas como:
Pacientes com doenças inflamatórias e autoimunes como Fibromialgia (FM) representam um grupo particularmente vulnerável ao desenvolvimento da CL devido:
Alteração do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), uso de glucocorticoides e do isolamento e sedentarismo impostos pela pandemia intensificarem dores crônicas, alterações emocionais e do sono.
Além disso, a Covid longa consiste na persistência dos sintomas por semanas ou meses após a infecção aguda pelo SARS-CoV-2, considerada como condição inflamatória difusa e multissistêmica, pode estar associada a alterações no Sistema Nervoso Central e musculoesquelético (Chen,2020;Karstenet al.,2020).
Como a acupuntura pode ajudar na Síndrome Pós-Covid-19?
A acupuntura é uma técnica que consiste na inserção de agulhas em pontos anatômicos específicos do corpo, com o objetivo de produzir efeito terapêutico (Liu et al.,2020).
O contato com a acupuntura incentiva uma postura ativa e a visão refexiva dos pacientes
sobre seu próprio corpo, propiciando melhor autocuidado (Rizzi Cintra,& Figueiredo, 2010).
Diversos estudos apontam que a acupuntura reduz custos e consumo de medicamentos alopáticos (Vas et al.,2002).
Nesse sentido, a acupuntura entra como opção de tratamento, pelo estímulo de pontos energéticos espalhados pelo corpo, ao longo dos meridianos, que visam à promoção, à manutenção e à recuperação da saúde, podendo ser utilizada de forma integrada com outros recursos terapêuticos ( Ferreira, 2020).
Alguns estudos, mostram resultados relevantes em pacientes com quadro de Sindrome Pós- Covid-19 tratados com acupuntura, como:
Melhora no padrão do sono, disposição e estado emocional, resultando na diminuição do uso de fármacos (FERREIRA, 2020).
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que é base da acupuntura compreendemos cada doença ou síndrome como desarmonias energéticas. Por exemplo:
A perda de paladar (capacidade de sentir os gostos dos alimentos) causada pela COVID-19 está relacionada especialmente por um desequilíbrio na função energética dos orgãos Baço/Pâncreas e Estômago desencadeada por uma perda na capacidade funcional do Pulmão.
Assim, cada tratamento é realizado de acordo com o diagnostico e necessidade de cada pessoa.
Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Comenta e compartilha!
Namastê!
Referências:
FERREIRA, A.A.D.M.Protocolo de aupuntura preventiva para estimular imunidade frente à COVD_19. InterAmerican Journal of Medicine and Heath.2020.
REBÊLO, V.C.N e et. al. Síndrome pós Covid-19: Estudo de Caso.Research, Society and Development, V.11, 2022.